Todo charuteiro que se preza experimenta charutos de diversos países, até para saber as características de cada tabaco. Charutos nacionais, cubanos, nicaraguenses… mas e os charutos Toscano, você já experimentou?
O charuto Toscano, como o nome já indica, é um charuto feito na região de Toscana, na Itália.
Diferente dos charutos cubanos ou nicaraguenses, ele não é feito com o tabaco corojo mas sim com um tabaco chamado Kentucky.
Esse tabaco é fermentado e depois defumado, deixando-o deliciosamente encorpado e muito saboroso, por isso esses charutos italianos ficaram tão populares no mundo todo.

História do Charuto Toscano
Os charutos Toscano são um dos mais antigos charutos ainda comercializados, a primeira fábrica que se tem notícia foi fundada em 1818 pelo Grão-Duque da Toscana, Fernando III.
Os historiadores dizem que os charutos foram criados por acidente. Conta-se que um fardo de folhas de tabaco Kentucky que estava secando ao ar livre tomou uma chuva inesperada. O tabaco molhado começou a fermentar no calor do verão mas em vez de ser jogado fora, o tabaco foi usado para a fabricação de charutos que iriam ser vendidos em Florença.
Por ironia do destino, o tabaco fermentado, que iria ser descartado virou uma sensação por serem tão saborosos, e assim nasceram os charutos Toscano.

Como é Feito o Charuto Toscano
O charuto Toscano é diferente dos charutos tradicionais pois é fabricado com o tabaco Kentucky que normalmente é usado nos fumos para cachimbo.
O tabaco Kentucky é cultivado em várias regiões da Itália, como Toscana, Campânia, Lácio, Úmbria e Vêneto. Para a capa, importa-se o Kentucky americano, pois as folhas normalmente são mais largas. As folhas de Kentucky do sul da Itália, particularmente da Campânia e da Úmbria, são usadas para obter certos sabores doces encontrados nas versões Toscano Garibaldi e Toscanello Garibaldi.
Primeiro, as folhas do tabaco passam por um tipo de fermentação úmida, na qual são umedecidas e curadas em fornos a lenha de carvalho por cerca de 20 dias, é isso que confere ao charuto Toscano seu sabor defumado.
Depois de enrolados, os charutos são secos em uma câmara de envelhecimento e cada modelo passa por um tempo de maturação diferente.
Só depois de muitos meses descansando é que o charuto vai para ser embalado, esse é o segredo de um charuto que é intenso, cheio de sabor mas que é muito macio e prazeroso de fumar.
Corta-se ao meio para Fumar
Na itália, como reza a tradição, os charutos Toscano são cortados ao meio para serem fumados. Há quem fume-os por inteiro, mas não é o que recomenda o fabricante, uma vez que os charutos são intensos de sabor e têm uma taxa maior de nicotina, o que pode fazer o degustador ter o famoso nick kick.
Modelos de Toscano
Os charutos Toscano são vendidos em 27 variedades diferentes:
- Toscano (Tradicional)
- Toscano Soldati
- Toscano Originale Selecionado
- Toscano Originale Millennium
- Toscano Original 150
- Toscano Modigliani
- Toscano Mascagni
- Toscano Il Moro
- Toscano Garibaldi
- Toscano Extravecchio
- Toscano del Presidente
- Toscano Clássico Vintage
- Toscano Clássico
- Toscano Antico
- Toscano Antica Tradizione
- Toscano Antica Riserva
- Toscano Anno Domini 1492
- Toscanello Speciale
- Toscanello Scelto
- Toscanello Mocha
- Toscanello Grappa
- Toscanello Garibaldi
- Toscanello Fondente (Chocolate Escuro)
- Toscanello Café
- Toscanello Baunilha
- Toscanello Anice (Anis)
O Toscano Il Moro, feito em quantidades limitadas todos os anos, é o único charuto Toscano que é embalado em caixas individuais de madeira. É o charuto toscano mais exclusivo de todos e geralmente vendido a um preço altíssimo.
Confira abaixo um poster que a fábrica fez com as características de todos os tipo de charuto toscano, e se quiser mais detalhes, clique na figura para abrir o PDF em alta resolução:

Agora que você já sabe um pouco mais da história deste ícone italiano, que tal dar uma olhada em nossa loja de charutos toscano online e experimentar alguns? Normalmente quem experimenta acaba virando um grande fã.