Tudo que você precisa saber sobre charutos

Caro amigo charuteiro, há diversas dúvidas que surgem quando se está iniciando na arte de fumar charutos. Neste post compilamos as questões mais perguntadas em nossos encontros, ou seja, aqui está resumido tudo o que você precisa saber sobre charutos.

Quando surgiram os charutos?

Cristóvão Colombo, quando chegou na América, relatou em suas anotações que os índios locais fumavam rolos de folhas e que isso deixava os indios entorpecidos e relaxados. Cristóvão levou então o tabaco para a Europa e aí começou a história do charuto no mundo moderno. A primeira fábrica de charutos em Cuba data de 1810.

Quais os maiores países produtores de charuto?

Atualmente os maiores países produtores de tabaco são:

  1. Nicarágua
  2. Cuba
  3. Rep. Dominicana
  4. Honduras
  5. Brasil

Como o charuto é nomeado?

Os charuto são nomeados pela marca primeiramente, depois pelo formato, que os charuteiros chamam de bitola, e depois pela cor da capa. Por exemplo: charuto Oliva Robusto Maduro (Capa Madura), ou charuto Alonso Menendez Corona Capa Clara. Logicamente há diversos charutos com nomes comerciais que fogem à essa regra como por exemplo o charuto Partagas Série D No. 4 ou o charuto Arturo Fuente Don Carlos, cada fabricante decide como irá chamar o seu produto.

Quais os principais formatos de charuto?

Os principais formatos (bitolas) de charutos são:

  1. Robusto (130 mm x 20 mm);
  2. Corona (142 x 16mm);
  3. Torpedo (150mm x 20mm);
  4. Toro (150mm x 20mm);
  5. Churchill (177mm x 18mm);
  6. Double Corona (190mm x 19mm);
  7. Pirâmide (156mm x 20,6mm).
Principais formatos dos charutos

Os formatos de charuto vêm atender a uma necessidade do fumador no quesito tempo de degustação e força. Um charuto no formato corona é uma fumada suave e curta (30 minutos). Um robusto proporciona uma fumada de 45 minutos e um Double Corona, com 19 cm de comprimento permite que o fumador fume por quase duas horas.

Como avaliar se o charuto é bom?

Os melhores charutos são enrolados a mão e são chamados de Long Filler, o que significa que são feitos com um maço de folhas inteiras.

Quando for escolher um charuto, dê preferência aos charutos Long Filler, pois estes charutos proporcionam uma queima mais lenta, mais fria e com mais sabor, uma vez que o fabricante escolhe as folhas que compõem a receita do charuto.

Charutos Long Filler e Short Filler
Charutos Long Filler e Short Filler

Os charutos Medium Filler (de pedaços de folhas) ou Short Filler (de folhas picadas) são feitos com as aparas dos charutos de primeira linha e também proporcionam fumadas prazerosas, mas nada se compara à um charuto Premium Long Filler.

Com qual charuto começar a fumar?

Se você está iniciando no mundo dos charutos, a dica é começar com o charuto mais suave que você encontrar. Uma boa dica são os charutos nacionais da marca Dona Flor ou Alonso Menendez. Eu recomendaria o charuto Dona Flor Corona (Capa Clara ou Escura), e se quiser provar um tabaco de fora do Brasil, experimente os charutos Don Diego, da República Dominicana. Se quiser experimentar um charuto cubano, experimente os charutos cubanos da marca Hoyo de Monterrey, como, por exemplo o Hoyo de Monterrey Palmas Extras.

Note que minha recomendação quanto ao formato, são de charutos na bitola Corona, que são mais finos e por isso mesmo, mais suaves.

Devo tirar o charuto do plástico?

Alguns charutos vem embalado com um celofane (plástico vegetal, feito de celulose) e isso traz algumas vantagens para o charuto. O celofane ajuda a preservar o aroma e o sabor do charuto, uma vez que a troca de ar com o ambiente é menor, além disso, o celofane evita que outras pessoas danifiquem o charuto na tabacaria pois não há contato direto com a capa.

Qual a melhor forma de acender o charuto?

A melhor forma de acender um charuto é com um isqueiro maçarico. O isqueiro maçarico permite que você tenha um controle preciso sobre a chama e queime o pé do charuto da forma mais perfeita, além do fato da chama, diferente do fósforo, ser inodora e não deixar gosto nenhum no charuto, o que atrapalharia o início da degustação.

Acendendo com Isqueiro Maçarico
Acendendo com Isqueiro Maçarico

Devo cortar ou furar o charuto?

A resposta é: experimente as duas formas. Cortar permite um fluxo maior de ar, mais fumaça, mas o charuto pode queimar muito rápido e amargar. Furar deixa a degustação mais lenta e deixa o charuto mais apertado (menos fluxo) intensificando o sabor do charuto. A decisão será sua, experimente as duas formas e depois escolha a que você mais se adaptou.

Qual é a bebida que mais combina com charutos?

Os charutos tem um sabor intenso, que normalmente toma conta do paladar. Por isso recomenda-se para a harmonização, bebidas que não tenham sabores muito delicados ou que tenham maior teor alcóolico como Whiskies, Rum, Conhaque, ou o Vinho do Porto. As cervejas mais encorpadas também são indicadas pois tem um sabor mais pronunciado.

Como guardar os charutos em casa?

Os charutos precisam de umidade para não ficarem secos e sem sabor. Se você comprou um charuto e não vai fumá-lo nos próximos dias você precisa armazená-los num local úmido. O ideal seria comprar uma caixa umidora de madeira, mas se você ainda não quiser investir, basta colocar seus charutos num tupperware hermético com um algodão úmido dentro (sem encostar os charutos no algodão). A umidade ideal para conservar charutos é de 70%.

Se você quiser melhorar essa solução, ao invés do algodão, compre um mini sachê umidificador Bóveda, e coloque dentro do tupperware.

Se não quiser investir, guarde os charutos num tupperware
Se não quiser investir, guarde os charutos num tupperware

O que é aquele mofo branco que dá no charuto?

Não, estes pontos brancos não são mofo, isto se chama Bloom e é sinal da boa qualidade do charuto. As melhores folhas de charuto normalmente são ricas em óleos essenciais, que dão aroma e sabor à degustação. Esses óleos, com o tempo, exudam e deixam pontos brancos da capa do charuto. Se o aspecto branco o incomodar basta tirar esse Bloom passando o dedo ou com um pincel limpo, mas não se preocupe, isto não é mofo.

bloom dos charutos
Blooming – Óleo da capa se Exudando

O charuto faz mal?

Se consumido com moderação, não, o charuto não faz mal.

O charuto é um maço de folhas fermentadas, sem aditivos químico nenhum, que você não traga, e que te traz um momento de relaxamento e te livra do stress do dia a dia, então é possível falar que o charuto, consumido com moderação, só faz é bem.

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o mundo dos charutos, dê uma olhada em nossa loja virtual de charutos e escolha o seu.

Obrigado a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta