Mesmo se você for um charuteiro cuidadoso, algum dia da sua vida pode acontecer de você ter problemas com o Lasioderma, o besouro do charuto.
O que é o Lasioderma
O lasioderma serricone, é um pequeno inseto que come o tabaco provocando furos no seu charuto, o que pode arruinar a sua degustação, pois o charuto fica parecendo uma verdadeira flauta.

Por mais que as folhas do tabaco sejam lavadas e processadas, há uma boa chance de ainda restarem algumas ovas – que são minúsculas – dentro do charuto. Estas ovas, quando a temperatura ambiente fica acima dos 23ºC, como acontece frequentemente no Brasil, podem eclodir e então nasce um pequeno besourinho, que passa a se alimentar das folhas de tabaco.
Charutos de Procedência Duvidosa
Nenhum charuto está livre de conter as ovas de lasioderma, mas os charutos Premium passam por um tratamento de resfriamento antes de irem ao mercado, o que mata 99% das ovas.
O grande perigo está nos charutos de procedência duvidosa. Como os charutos falsos são produzidos com matéria prima de baixa qualidade, a frequência de aparecimento da lasioderma é bem maior.
Outro perigo ainda maior é que alguns falsificadores, para evitar o aparecimento destes pequenos besouros, aplicam inseticidas nas folha do tabaco o que consiste em uma verdadeira ameaça à vida dos fumadores.
Estágios do Lasioderma
O Lasioderma passa por quatro estágios de desenvolvimento do inseto (ova, larva, “pupa” e adulto) a larva é o mais devastador deles. Eclodindo das ovas em aproximadamente 10 dias após a temperatura iniciar o processo de nascimento, as larvas vivem e se alimentam do charuto por um período de 5 a 10 semanas.

As larvas comem o tabaco fazendo vários canais e furos no charuto que se parecerão mais com uma flauta que com um charuto ao final deste período. A larva então se transforma em “pupa” e depois em adulto. Infelizmente quando se transformam em adultos e saem dos charutos, a maior parte do dano já está feita. O lasioderma adulto tem entre dois e três milímetros de comprimento e possui uma coloração marrom avermelhada se parecendo com um pequeno besouro.
Como se livrar dos Lasiodermas
Para acabar com os Lasiodermas, siga estes passos:
- Identifique os charutos que você acha que estão contaminados e coloque-os num saco zip lock. Uma boa dica é deixar o charuto de pé e batê-lo levemente para ver se ele solta algum tipo de pózinho ou farelo.
- Deixe os charutos por 3 dias no congelador, as temperaturas abaixo de -16ºC destroem as ovas e matam as larvas.
- Deixe os charutos por mais 3 dias na geladeira para ele descongelar lentamente, somente depois deste tempo ele estará pronto para voltar ao seu umidor.
Como se previnir do Lasioderma
A melhor maneira de evitar que esse problema aconteça é não deixar que seus charutos fiquem em ambientes com temperaturas superiores a 23ºC.
Como no Brasil isso é quase impossível, a dica é colocar seus charutos dentro de sua adega de vinhos. O ideal seria colocar sua caixa umidora inteira dentro da adega, lembrando que seus charutos precisam de uma fonte de umidade como um efusor ou um sachê Bóveda. Se você não tiver uma caixa umidora, coloque os charutos num tupperware ou saco zip lock com um sachê Bóveda dentro da adega e o problema estará resolvido.
Espero que tenham gostado desta matéria. Se quiserem adquirir sachês umidificadores Bóveda, acessem nossa loja virtual.
Um forte abraço.
Marcelo Ferreira