Como Fumar Charutos

Fumar charutos não é um assunto complicado, e nem é preciso que o iniciante faça um curso de três horas para aprender a fumar, mas há algumas dicas que vão aumentar muito o prazer que o charuto proporciona.

Foi pensando nisso que elaboramos este pequeno guia passo a passo, para você que está iniciando na arte de fumar possa aproveitar melhor esse hábito tão prazeroso, que é o hábito de degustar um bom charuto.

1. Reserve um tempo para fumar

O charuto, bem diferente do cigarro, precisa ser fumado devagar, para que o tabaco não amargue e você possa sentir todos os aromas e sabores que advém da degustação, então, o primeiro ponto é: reserve uma hora para este prazer, sozinho ou na companhia de amigos.

Reserve um tempo para fumar o charuto sem pressa.
Reserve um tempo para fumar o charuto sem pressa.

2. Sinta o charuto

Pegue o charuto na mão e sinta a textura da capa, sinta o perfume que o tabaco exala, veja se há algum aroma diferenciado, seja ele doce, ou que lembre madeira, ou ervas, um bom charuto sempre traz “aromas a frio”, ou seja, aromas antes de acender.

sentindo o aroma do charuto
Sentindo o aroma do charuto

3. Cortando o Charuto

Agora chegou a hora de cortar o charuto. O ideal é utilizar um aparelho chamado cortador de charutos. Basta colocar o charuto na lâmina e cortar aproximadamente 2mm da cabeça do charuto. Não corte muito mais do que isso para não desprender a capa.

cortando o charuto
Cortando o Charuto
corte nesta posição
Corte Nesta Posição

4. Acendendo o Charuto

Agora vem a parte mais importante e a que você deve investir mais tempo: o acendimento.

Segure o charuto inclinado com uma mão e com a outra um isqueiro maçarico. Sem tocar diretamente a chama no charuto (apenas com o calor) você carbura todo o pé do charuto. Sopre gentilmente para ver se o charuto acendeu por completo. Vá assoprando e queimando com o isqueiro até você ter a certeza de que o pé do charuto está inteiro em brasa.

como acender o charuto
Acendendo o Charuto

5. Dê pequenas puxadas

Agora que o charuto está aceso, dê pequenas puxadas com a boca. Você verá que o charuto solta bastante fumaça, então tome seu tempo e vá devagar.

O charuto não se traga. Você apenas puxa e solta a fumaça e sente o sabor e o prazer que ele deixa na boca. Desde as primeiras baforadas, tente identificar os aromas e sabores especiais que cada tabaco traz: doçura, amargor, notas cítricas, aromas de madeira, couro, café entre muitos outros.

Degustando o Charuto

6. Reacendendo o Charuto

O charuto não é como o cigarro, que é feito com pólvora no papel, portanto é natural que ele apague vez ou outra , afinal ele é um produto natural, feito apenas com folhas de tabaco. A dica é bater de leve a cinza no cinzeiro, se houver, e reacender o charuto. Isto é bastante comum e faz parte do ritual.

7. Apagando o Charuto

Depois de degustar o charuto, você não deve pressionar ou bater o charuto no cinzeiro para que ele apague, isto é visto como uma falta de etiqueta no mundo dos charutos. Se você não quer mais fumá-lo, basta deixá-lo no cinzeiro e em alguns minutos ele já estára apagado.

apagando o charuto
Apagando os Charutos

Pronto, agora que você já sabe os primeiros passos de como cortar e acender um charuto, basta escolher seus charutos em nossa seção de charutos, sentar numa poltrona confortável e ficar baforando, sentindo o prazer que um bom charuto proporciona.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

1 comentário

  1. Fumar um bom charuto,é na verdade um “ritual”, e nem por isso precisa ser um charuto caro;
    Ex.um “Quorun Corona” da Nicarágua ou até um popular “Reloba” cubano pode proporcionar momentos de prazer para um degustados de paladar menos exigentes:
    E bom custo benefício

Deixe uma resposta