Como Armazenar Charutos

Os charutos são produtos delicados que precisam de armazenamento adequado para não perderem todo seu aroma e sabor, por isso elaboramos este guia de como armazenar charutos com dicas para você ter seu tabaco sempre pronto para degustação.

Umidade Ideal para Conservar Charutos

A umidade ideal para se conservar charutos é de 70%, por isso, para a armazenagem correta, é fundamental um ambiente, ou uma caixa, onde a umidade fique o mais próxima possível dos 70%.

A umidade ideal para conservar charutos é de 70%.
A umidade ideal para conservar charutos é de 70%.

Ambientes secos desidratam o tabaco e os deixam quebradiços, causando o rompimento da capa quando se está fumando, além de fazer o tabaco perder seus óleos essenciais ficando completamente sem sabor. O excesso de umidade, por outro lado, faz com que o charuto inche e se apague constantemente, dificultando o prazer de fumar.

Solução Caseira – o Tupperware

Você verá, mais adiante, que o ideal será investir numa caixa umidora, mas se você é um iniciante e ainda não quer investir num umidor, o ideal é colocar seus charutos num tupperware que seja fechado com alguma fonte de umidade dentro, como um algodão úmido ou uma tampa de refrigerante com água. Note que o algodão deve ficar dentro do tupperware mas não pode ficar em contato direto com os charutos para não estragar a capa.

Tupperware com Algodão Úmido – Solução Caseira

Se quiser melhorar um pouco mais esta solução caseira, insira dentro do tupperware um mini sachê umidificador Bóveda. Os Sachês custam poucos reais e mantém a umidade por até um mês, sem que você precise ficar adicionando água. Veja o tópico de sachês umidificadores num tópico mais abaixo.

Tupperware com Sachê Umidificador Bóveda

Invista num Umidor

Se você já passou da fase do tupperware e quer uma solução mais definitiva, invista num umidor, também chamado de caixa umidora. Os umidores são caixas de madeira com vedação adequada e revestidas internamente de cedro, que é a madeira ideal para conservar charutos. Os umidores permitem que seus charutos envelheçam corretamente além de serem lindos itens de decoração.

Componentes do Umidor
Componentes do Umidor

Os umidores vêm acompanhados de dois acessórios fundamentais:

  • Efusor – dispositivo onde se coloca água e preserva a umidade da caixa;
  • Higrômetro – dispositivo que mede a umidade interna da caixa.

Confira, a seguir, o que cada dispositivo faz.

Efusor

O efusor é o dispositivo que irá fornecer umidade para seu umidor. Ele normalmente é feito de uma caixa de plástico com um esponja floral (dessas que se vendem em floriculturas).

Tipos de Efusor
Tipos de Efusor

É muito importante colocar uma água de boa qualidade no efusor, de prefência destilada, pois o cloro presente na água comum, de torneira, pode deixar seus charutos com um cheiro de cloro, o famoso aroma de piscina.

Sachês Umidificadores

Se você não quiser perder tempo colocando água no efusor, já existe no mercado sachês umidificadores de diversas marcas (Bóveda, Integra Boost…) que consistem em pequenos saquinhos com gel, que você coloca dentro de seu umidor e ele mantém a umidade por até 3 meses, sem você precisar adicionar água.

Estes sachês são muito práticos pois mantém a umidade constante dentro do seu umidor, adicionando umidade e também retirando, caso o ambiente esteja muito úmido. Você encontra estes sachês nas versões 75% de umidade, 72% e 69%.

Sachês Umidificadores dentro do Umidor
Sachês Umidificadores dentro do Umidor

Higrômetro

Este é o outro dispositivo fundamental na conservação de seus charutos, pois é ele que irá dizer se a umidade na caixa está próxima dos 70%. Há dois tipos de higrômetros:

  • Analógico – Na maioria das vezes são muito imprecisos, e tem variação de mais de 10 pontos percentuais, o que os tornam quase decorativos;
  • Digital – muito melhores que os analógicos, tem precisão de cerca de 1% pra mais ou pra menos, é fundamental para quem quer conservar adequadamente seus charutos.
Higrômetros Digitais e Analógicos
Higrômetros Digitais e Analógicos

Temperatura

Os charutos, além da umidade de 70%, também precisam de um ambiente mais fresco, em torno dos 18º C para sua conservação ideal. O charuto é um produto natural, feito artesanalmente, e muitas vezes, a folha do tabaco pode trazer minúsculas ovas de lasiderma, um besourinho comum nas plantações de tabaco.

Se a temperatura estiver muito alta, este ovinho pode eclodir e você terá o desprazer de ter seu charuto todo perfurado pelo besouro.

Charuto Furado pelo Lasioderma
Charuto Furado pelo Lasioderma

Diversos Modelos de Todos os Tamanhos

Diversos Modelos de Umidores oara Charuto
Diversos Modelos de Umidores oara Charuto

Há diversos modelos de umidores, desde os menores, chamados de umidores de viagem, que armazenam apenas 5 charutos, até umidores com diversos compartimentos e gavetas, que armazenam dezenas de charutos. Aproveite e confira nossa loja de umidores para charutos e escolha o seu.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Deixe uma resposta