Charutos e Whisky

Encontrar boas harmonizações de charutos e whisky não é uma tarefa difícil. Um bom charuto cubano com um single malt é certeza de sucesso, mas há características nos whiskies como, por exemplo: sabor frutado ou defumado, intensidade e acidez, que aumentam as chances de você encontrar uma harmonização perfeita, que ressalte as qualidades dos dois envolvidos.

Tipos de Whisky

Antes de começarmos as harmonizações propriamente ditas, vamos a um pequeno guia com os principais tipos de whisky:

  1. Single Malt ou Puro Malte: destilado exclusivo de cevada, é o tipo mais nobre de whisky.
  2. Vatted: mistura de dois ou mais single malts;
  3. Whisky de Grão: Whisky feito de milho ou trigo, ou ambos;
  4. Scotch Blended: o mais popular. Mistura de grains e puro malts, pode conter dezenas de whiskies diferentes.
  5. Bourbon: O bourbon é um whisky americano feito de grãos maltados, dos quais no mínimo 51% da composição é milho;
  6. Rye: Whisky americano feito com pelo menos 51% de centeio.

Equilibrio de Forças

Os charutos normalmente harmonizam com a maioria dos whiskies, mas o ponto principal na busca de uma harmonização perfeita é o equilibrio entre os pares.

Os whiskys mais defumados como um Ardberg, por exemplo, atropelaria um charuto leve como um Hoyo de Monterrey Epicure 2, ou um Rey del Mundo Choix Supreme, isto não significa que você não possa fazer esta harmonização, o ponto chave aqui é buscar whiskys mais leves, que tenham características parecidas para maximizar o prazer. Uma sugestão seria o Glenmorangie, que tem um perfil mais frutado e seria um complemento mais equilibrado para este casamento.

Seguindo esta regras, o especialista Eduardo Tsuge, da Wine and Spirits Association, sugeriu algumas harmonizações de charutos e Whisky. Confira:

1. Charuto Hoyo de Monterrey Epicure No. 2 com Whisky Glenmorangie 10 Anos

Este charuto é muito elegante, apresenta notas herbais frescas e é muito leve de ser fumado. O whisky Glenmorangie traz um leve cítrico e um toque de baunilha, oriundo da maturação em barris de carvalho sendo esta uma harmonização bem fácil de ser compreendida: um charuto leve com whisky leve e frutado, perfeito para uma tarde ensolarada.

Harmonização do Charuto Epicure No. 2 com o WHisky Glenmorangie
Harmonização do Charuto Epicure No. 2 com o WHisky Glenmorangie

2. Charuto Partagas D4 com Whisky Dalmore 12 Anos

Aqui partimos para personalidades mais fortes. O charuto cubano Partagas Série D No. 4 é um charuto intenso, cheio de sabor, que traz consigo aromas secundários mais sóbrios como couro, amêndoas e nozes e deve casar muito bem com um whisky mais adocicado como este Dalmore. As notas mais doces do whisky devem preparar o paladar para o sabor intenso do charuto, arredondando a fumada e deixando-a mais prazerosa.

3. Charuto Romeu e Julieta Wide Churchill com Whisky Glenfiddich 12 Anos

Esta é outra harmonização que busca o equilibrio de sabores. O charuto Romeu e Julieta Wide Churchill traz uma abundância de sabores devido a sua bitola mais larga, mas não é um charuto encorpado, então o whisky Glenfiddich seria um complemento mais que formidável, trazendo um nuance de frutas como pera e maçã verde e uma leve baunilha deixando as papilas gustativas levemente adocicadas.

4. Charuto Oliva Serie V Melanio Robusto com Whisky Jack Daniel´s

Esta é uma harmonização que busca o contraste. De um lado temos um charuto intenso, cheio de sabor, com aromas secundários de couro e grãos tostados e de outro lado o whisky do Tennessee com a doçura do milho e o caramelo dos barris de carvalho americano. O charuto vai ganhando corpo e se tornando mais intenso enquanto o whisky vai amaciando a fumada. Uma harmonização para charuteiros iniciados.

Charuto Oliva Melanio Robusto com Jack Daniel´s
Charuto Oliva Melanio Robusto com Jack Daniel´s

5. Charuto Davidoff Robusto Yamasá com Whisky Macallan Sherry Oak 12 anos

Esta é outra harmonização feita no céu. O charuto Davidoff Yamasá tem um tabaco saboroso, com notas terrosas e especiarias, e o whisky puro malte, envelhecido em barris de vinho Jerez, traz doçura e leveza, deixando a degustação ainda mais saborosa. O degustador tem a acidez do whisky, com sabor frutado, e as especiarias do tabaco de Yamasá, numa harmonização elegante e cheia de nuances.

Bem, depois de conferir estas sugestões de harmonização do especialista Eduardo Tsuge, aproveite para comprar seus charutos online e receba seus produtos no conforto de sua casa.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta