Você já deve ter visto em nossa loja online que há diversos formatos de charuto. Estes formatos são chamados de bitolas ou vitolas (em espanhol o v é falado como um b).
Cada bitola tem uma razão de ser, e normalmente ela atende à uma necessidade dos fumadores de charuto.
Por exemplo: o fumador não tem muito tempo para degustar mas quer bastante sabor: escolhe-se uma bitola mais curta mas que não seja muito fina, ou pelo contrário: o fumador quer um charuto que possa degustar por quase duas horas: escolhe-se, por exemplo, o longo Double Corona, com quase 20 cm de comprimento.
Já as bitolas pontudas, como o Torpedo e o Pirâmide, permitem que o fumador escolha como quer que seja o fluxo de ar do charuto escolhendo onde faz o corte: se cortar bem na pontinha, o charuto fica com pouco fluxo de ar e por isso mesmo, com sabor mais encorpado.
Os charutos retos são chamados de parejos e os charuto pontudos são chamados de figurados.
Veja o gráfico abaixo com as principais bitolas de charuto:

Estas são as bitolas principais e suas medidas:
- Robusto: 127mm x 20mm
- Corona: 142mm x 16mm
- Toro: 150mm x 20mm
- Torpedo: 150mm x 20mm
- Pirámide: 156mm x 20,6mm
- Perfecto: 150mm x 20mm
- Churchill: 177mm x 18mm
- Double Corona: 190mm x 19mm
Charuto Culebra
Existe ainda um formato de charuto bem peculiar, o charuto culebra.
Reza a lenda que nas fábricas cubanas, cada funcionário podia levar para casa um charuto como forma de pagamento, então, muito funcionários, na malandragem, levavam o culebra, que são três charutos torcidos em um, veja a foto:

Agora que você já sabe tudo sobre as bitolas dos charutos, dê uma olha em nossa charutaria virtual, lá você pode adquirir charutos das mais variadas bitolas e de todos os preços.
Espero que tenham gostado. Um abraço e até a próxima.