Quem costuma comprar caixas de charuto já está acostumado com o luxo que muitas delas ostentam. Bordas douradas, caixas laqueadas, e nos charutos cubanos, as Marquillas, que são as belas litografias coloridas que ficam no verso da tampa.
A história das Marquillas
Para quem gosta de um pouco de história, cada marquilla tem um significado particular. Sua inspiração tanto pode ser a literatura clássica, a mitologia, ou ainda um personagem.
No centro da marquilla quase sempre existe uma figura humana ou uma paisagem. Em lugares de destaque, aparece a marca da fábrica e o nome da cidade onde se encontra a indústria. Muitas litografias também exibem medalhas de prêmios conquistados em exposições internacionais. As mais famosas marquillas originaram-se em Cuba.
Em 1848, existiam 232 fábricas de charutos em Cuba. Para se diferenciarem umas das outras, cada fábrica investia em marquillas distintas. As primeiras litografias eram impressas manualmente. O precursor desse trabalho foi o dominicano Don Juan de Mata y Tejada.
Ao estatizar a indústria tabacalera, Fidel Castro fechou muitas fábricas, o que diminuiu bastante a variedade de marcas, mas muitas delas ainda mantem suas caixa com as marquillas originais, como estas que veremos a seguir.
Charutos El Rey del Mundo

A figura de um índio aparece em um carro puxado por animais que representam os cinco continentes. Em sua mão esquerda, vê-se um charuto. Tema predileto de poetas e artistas cubanos, o índio sempre é exibido com plumas coloridas.
Charutos Bolívar
Homenageia o grande general e político latino-americano Simon Bolívar, líder do movimento que resultou na independência da Venezuela, da Colômbia e do Equador. El Libertador é retratado com a expressão serena e os lauréis conquistados no campo de batalha.

La Gloria Cubana
Uma das mais belas marquillas de Cuba. Mistura imagens da mitologia greco-romana com símbolos latino-americanos: o índio empunhando folhas de tabaco, as palmeiras etc. PAX é a deusa benéfica romana que corresponde à grega Irene.

Punch
Ilustra os diferentes momentos da produção tabacalera, luva a arte do charuto elaborado manualmente, desde a chegada do tabaco a fábrica, em pacotes com as folhas agrupadas por tipos, até o acondicionamento dos puros em caixas de cedro.

Romeo y Julieta
Reproduz o famoso casal de amantes de Verona, que cometeu suicídio para escapar do ódio entre suas famílias. Romeu sobe em uma escada de corda para alcançar os braços da amada. O tema e inspirado na clássica tragédia de Shakespeare.
Aliás, quem curte a marca Romeu e Julieta pode aproveitar e conhecer um pouco mais sobre o Charuto do Winston Churchill.

Por Larrañaga
Esta é mais uma marquilla inspirada em Shakespeare. A mulher ao centro evoca Titânia, personagem da comédia Sonho de Uma Noite de Verão. Está sentada em um carro puxado por leões e acompanhada por crianças que representam os cinco continentes.

Sancho Panza
Fiel escudeiro do cavaleiro errante Dom Quixote de La Mancha, o gorducho Sancho Panza é representado em três momentos diferentes que representam a obra do escritor Miguel de Cervantes.

Montecristo
Baseada no livro de Alexandre Dumas, o Conde de Montecristo, esta marquilla vem representada com as espadas presentes nos duelos e a flor de lis ao centro do brasão. A flor era o símbolo dos degradados e representa o Conde.

Mais que conhecer a história das grande marcas cubanas, você pode experimentar os charutos que ainda são comercializados. Isto sim é que é vivenciar a história! Visite nossa loja de charutos cubanos online e receba no conforto de sua casa!